Roteiro: Gestão Escolar Democrática – Conselho Escolar


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
Curso: Licenciatura em Ciências da Natureza
Unidade Curricular: GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR ( GOE )
Professor: Rafael Arenhaldt

Atividade - Caracterização da organização de uma instituição escolar.

Orientações para a realização do Trabalho de Campo

Esta atividade consistente na realização de uma observação em uma escola de Educação Básica que deverá contemplar os itens descritos a seguir.
Esta atividade deverá ser entregue no formato de relatório contendo os itens destacados no roteiro e uma análise do grupo referente à observação.
A Apresentação da atividade deverá contemplar:
- Título do trabalho;
- Identificação dos componentes do grupo e da instituição em que foi realizada a entrevista de campo;
- Breve descrição de como o estudo foi realizado;
- Apresentação das informações coletadas (realizar uma seleção das informações);
- Destaque de alguns pontos analisados pelo grupo.

Gestão Escolar Democrática – Conselho Escolar

Roteiro de apoio para o estudo:
1. Características gerais da instituição e seu entorno
- Tipologia da escola, etapas e modalidades que oferece, número de alunos por etapa e modalidade, turnos de funcionamento;
- Número de profissionais da instituição, por categorias (dirigentes, professores, funcionários, estagiários, etc.);
- Caracterização das dependências da instituição;
- Níveis de evasão e repetência;
- Resultados em programas de avaliação (Prova Brasil, SAEB, ENEM, etc.).

2. Rotinas de funcionamento da escola
- Entrada, saída, intervalo, movimentação de educandos e educadores e pais ou outras pessoas.

3. Trabalho pedagógico em uma área específica
- O trabalho pedagógico na área de ____________________________ .
- Quem define os conteúdos curriculares?
- Quais os recursos que o professor tem à sua disposição?
- Quais os critérios / instrumentos de avaliação?

4. Roteiro de apoio para o estudo específico: Gestão Escolar Democrática – Conselho Escolar
- Forma de escolha dos dirigentes (se houver eleição, buscar informações sobre o último processo);
- Participação da comunidade escolar/institucional (normas e práticas);
- Caracterização do conselho escolar (composição, atribuição, funcionamento, rotinas, etc.);
- Relação com a mantenedora ou órgãos de supervisão da instituição (secretaria ou coordenadoria de educação, etc.).

Possíveis fontes de pesquisa na escola: documentos (regimento, planos, PPP, atas de reuniões, planos ou prestações de contas), observação, questionários ou entrevistas com diretores, coordenadores e/ou professores em atuação.

Um comentário:

  1. Olá Professor Rafael!

    Sou Maurício, estudante do IX periodo de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia, e por entender que não precisamos reinventar a roda, no que diz respeito aos tramites - entendendo, portanto, que ainda que o instrumento seja o mesmo o ponto de visada sempre se difere a depender dos sistemas de valores e crenças de cada um; gostaria de informar que estou usando a sua proposta de roteiro por acreditar que responde as necessidades de minha pesquisa em estágio de gestão, respeitando sua autoria e citando a fonte.
    desde já agradeço
    Hermington Maurício de Andrade
    hermington_m@hotmail.com

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